quarta-feira, 9 de setembro de 2015

UPA promove ações para comemorar aniversário

Durante a semana do seu aniversário, a UPA promoveu atividades de orientação e humanização para os seus usuários.

Em parceria com os cursos de Pedagogia e Serviço Social da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), os pacientes que aguardavam atendimento puderam conhecer melhor sobre os fluxos de atendimento da UPA e participar de atividades lúdicas. No dia 2, alunas do curso de Pedagogia realizaram brincadeiras com as crianças da pediatria e também montaram um mini-palco para contação de história com bonecos de papel. No mesmo dia, alunos de Serviço Social encenaram uma peça que explicava os critérios de classificação de risco da UPA e também os fluxos de atendimento em saúde no município. A apresentação dos alunos ajudou a tirar dúvidas dos usuários e informá-los melhor sobre seus direitos enquanto usuários do SUS.

Profissionais da UPA também reforçaram as orientações e participaram de uma simulação de atendimento, utilizando um boneco de emergência. A ação contribuiu para esclarecer os casos que são atendidos pela UPA e como a equipe está capacitada para atender aos usuários em casos mais graves.

Para encerrar, a equipe do Hemepar abordou os usuários e falou sobre a importância da doação de sangue, esclarecendo dúvidas e divulgando sobre os postos de coleta da região.


sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Prefeito visita a UPA

Para comemorar o primeiro ano de atividades da UPA, o prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel, foi até a unidade e participou da cerimônia que celebrou os bons resultados do período. A cerimônia também contou com a presença da Secretária de Saúde de Ponta Grossa, Ângela Pompeu, do Diretor Administrativo e Financeiro do INDSH, Valdemir Rodrigues dos Santos, representantes da Secretaria de Saúde, colaboradores da UPA, profissionais de imprensa e usuários.

Marcelo Rangel elogiou o bom trabalho desempenhado pelo INDSH na administração da UPA e destacou que o serviço é bem avaliado pela população. Na ocasião, o prefeito também agradeceu e parabenizou os funcionários da unidade pelo bom trabalho desempenhado. O discurso de reconhecimento e agradecimento foi reiterado pela Secretária de Saúde e pelo o Diretor do INDSH, Valdemir Rodrigues, que ainda completou falando sobre a importância da parceria com o município.

Encerrando a cerimônia, os convidados assistiram a uma apresentação de balé infantil, encenada por alunas de um projeto social de Ponta Grossa, e receberam placas de homenagem.




UPA completa 1 ano



No dia 3 de setembro de 2014, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Santa Paula abria as portas e iniciava os atendimentos de urgência e emergência aos usuários dos serviços de saúde pública de Ponta Grossa. Passado um ano, a unidade se consolidou como um importante serviço de saúde no município e registrou durante o período mais de 110 mil atendimentos adultos e pediátricos.

Durante o primeiro ano de atividades, a UPA Santa Paula vem sendo reconhecida pela população pela forma humanizada de acolhimento e qualidade do atendimento. Diariamente, são atendidos em média 350 pacientes por dia, totalizando durante os últimos 12 meses cerca de 70 mil atendimentos adultos e 40 mil pediátricos.
Classificada como porte 2, a UPA atende pacientes encaminhados pelo Siate, SAMU e, principalmente, por procura direta. Como forma de garantir uma melhor assistência, a unidade adota o protocolo de classificação de risco do Ministério da Saúde, através do qual o paciente é avaliado logo que chega à UPA e o atendimento é priorizado de acordo com o grau de risco. Assim, os casos mais graves têm sempre prioridade em relação aos de menor complexidade.

Projetada para atender casos de urgência e emergência, a UPA Santa Paula é a primeira da cidade e registra uma média de atendimento mensal de 11 mil pacientes. Para isso, possui uma estrutura física que conta com 5 consultórios, salas de coleta de exames, de medicação, de nebulização, raios-x, área de observação com 17 leitos e ainda uma moderna sala de emergência, com 3 leitos, devidamente equipada para atendimento de casos mais complexos.

Desde o início, a UPA é administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, que é responsável pela definição dos fluxos de atendimento e também pelo acompanhamento do cumprimento das metas contratuais. 

sexta-feira, 10 de julho de 2015

Ouvintes elogiam a UPA e colaboradores ganham bolo da Rádio Mundi FM

Funcionários da UPA tiveram um café da manhã diferente no dia 10 de julho. Isso, graças ao locutor Jacaré, da Rádio Mundi FM, que levou um bolo até a UPA, como forma de reconhecimento e agradecimento pelo bom atendimento da unidade.

Jacaré comentou que recebeu diversas manifestações positivas dos ouvintes em relação ao atendimento da UPA e resolveu fazer este gesto como forma de valorização do trabalho dos profissionais. Os colaboradores adoraram a surpresa e ficaram satisfeitos com o reconhecimento do trabalho.

No mesmo dia, a rádio Mundi ainda deu alguns CDs de cortesia da rádio para serem sorteados entre os colaboradores.



sexta-feira, 3 de julho de 2015

UPA completa 10 meses e registra 88 mil atendimentos



A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Santa Paula acaba de completar dez meses de funcionamento após sua inauguração em setembro de 2014. Neste período, foram realizados mais de 88 mil atendimentos de pediatria e clínica geral adulto, além de procedimentos como raio-x, coleta de exames, inalações, suturas, curativos e medicações.

Planejada para atender os casos mais urgentes e que necessitam de cuidado imediato, a UPA atende hoje uma demanda de aproximadamente 340 pacientes/dia, através de procura direta, e é referência para casos como: dores fortes, febre alta, reações alérgicas, alteração na pressão arterial, cortes e sangramentos.

 “Sua estrutura física ainda permite a realização de atendimentos mais complexos, como por exemplo, casos em que o paciente necessite de ajuda de aparelhos para respirar ou ainda de um desfibrilador para reanimação cardíaca”, ressalta a Secretária de Saúde, Angela Pompeu.

Para garantir um melhor atendimento aos pacientes e priorizar os casos mais graves, a UPA adota o protocolo de classificação de risco, que consiste na identificação do grau de risco do paciente, por meio da triagem realizada logo no momento da admissão. Nesse primeiro atendimento, o enfermeiro avalia os sinais vitais do paciente e aspectos como temperatura, pressão arterial, glicemia, respiração, nível de dor, entre outros. Assim, os pacientes com casos mais urgentes têm prioridade em relação àqueles menos graves e que podem aguardar um pouco mais pela consulta médica.

Essa estrutura de atendimento e a forma humanizada de acolhimento são alguns destaques da UPA e que vêm agradando a população pontagrossense. É o caso de Sandra Catarina Dias da Silva Pereira, de 42 anos, que procurou a unidade algumas vezes buscando atendimento para sua filha e para seu neto. “Todas as vezes que fui até a UPA eu fui muito bem atendida. Todos foram muito simpáticos e trataram a gente com educação. Quando o meu neto foi atendido, por exemplo, o pessoal foi bem atencioso e o atendimento foi muito rápido”, comenta Sandra.


Desde sua inauguração, a UPA é administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, que é responsável pela definição dos fluxos de atendimento e também pelo acompanhamento do cumprimento das metas contratuais.

quarta-feira, 1 de julho de 2015

Médicos e Enfermeiros da UPA participam do curso ACLS

No início do mês, profissionais da UPA participaram do curso ACLS (Advanced Cardiac Life Support), ou em português, (Suporte Avançado de Vida em Cardiologia), um dos mais conceitos treinamentos internacionais para atendimento de reanimação cardiovascular.

Este treinamento é fundamental para médicos e enfermeiros que atuam em unidades de pronto atendimento como a UPA, que recebe pacientes mais graves e que necessitam de uma ação precisa e imediata dos profissionais. Hoje, a UPA conta com uma equipe treinada para estes casos e apta a atender eventuais situações de emergência que ocorram em Ponta Grossa.

O curso foi organizado pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) da UPA e todos os profissionais receberam o certificado ACLS, que é reconhecido internacionalmente. Agora, a próxima etapa será a programação do curso PALS (Pediatric Advanced Life Support), específico para emergências pediátricas.

Para atender cada vez melhor a população, o INDSH, responsável pela gestão da UPA, tem uma política de educação continuada, que permite aos profissionais o aperfeiçoamento constantemente e a atualização de seus conhecimentos em relação às práticas de atendimento.


Veja algumas fotos do treinamento.


     

 

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Mais pediatras atendendo na UPA



A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do núcleo Santa Paula acaba de ampliar sua equipe de pediatria, contando agora com mais um médico de plantão durante o dia. Com a ampliação da equipe, serão dois pediatras atendendo no período do dia, o que ajudará a diminuir o tempo de espera para atendimento.

Além da equipe de dois pediatras de dia, atendendo das 7h às 19h, e um pediatra à noite, atendendo das 19h às 7h, a UPA também conta com mais 3 médicos na clínica geral adulto durante o dia, das 7 às 19h, e dois à noite, das 19h às 7h, e mais 13 profissionais de enfermagem que auxiliam na triagem dos pacientes e em procedimentos como coleta de exames, inalações, suturas, curativos e medicações. Atualmente, a UPA tem em seu quadro 115 colaboradores atuando em diferentes áreas assistenciais, administrativas e de apoio, mais 35 médicos.

A ampliação da equipe no período do dia foi realizada de acordo com a necessidade observada pela UPA em relação aos horários de maior procura. “Durante o dia, chega a aumentar cerca de 5 vezes o número de pacientes em relação ao período da noite, principalmente por volta das 14h. Desta forma, mais um profissional neste horário contribui para melhorar ainda mais o atendimento aos pacientes que procuram a UPA”, diz a secretária municipal de saúde, Angela Pompeu.


No último mês, foram realizados mais de 4.300 atendimentos pediátricos, uma média de 139 por dia. Já o número de consultas da clínica geral ultrapassou a marca de 5.800, o que representa uma média de aproximadamente 187 atendimentos / dia.