No dia 3 de setembro de 2014, a Unidade de Pronto
Atendimento (UPA) do bairro Santa Paula abria as portas e iniciava os
atendimentos de urgência e emergência aos usuários dos serviços de saúde
pública de Ponta Grossa. Passado um ano, a unidade se consolidou como um
importante serviço de saúde no município e registrou durante o período mais de
110 mil atendimentos adultos e pediátricos.
Durante o primeiro ano de atividades, a UPA Santa Paula
vem sendo reconhecida pela população pela forma humanizada de acolhimento e
qualidade do atendimento. Diariamente, são atendidos em média 350 pacientes por
dia, totalizando durante os últimos 12 meses cerca de 70 mil atendimentos
adultos e 40 mil pediátricos.
Classificada como porte 2, a UPA atende pacientes
encaminhados pelo Siate, SAMU e, principalmente, por procura direta. Como forma
de garantir uma melhor assistência, a unidade adota o protocolo de
classificação de risco do Ministério da Saúde, através do qual o paciente é
avaliado logo que chega à UPA e o atendimento é priorizado de acordo com o grau
de risco. Assim, os casos mais graves têm sempre prioridade em relação aos de
menor complexidade.
Projetada para atender casos de urgência e emergência, a
UPA Santa Paula é a primeira da cidade e registra uma média de atendimento
mensal de 11 mil pacientes. Para isso, possui uma estrutura física que conta
com 5 consultórios, salas de coleta de exames, de medicação, de nebulização,
raios-x, área de observação com 17 leitos e ainda uma moderna sala de
emergência, com 3 leitos, devidamente equipada para atendimento de casos mais
complexos.
Desde o início, a UPA é administrada pelo Instituto
Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a
Secretaria Municipal de Saúde, que é responsável pela definição dos fluxos de
atendimento e também pelo acompanhamento do cumprimento das metas contratuais.
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