sexta-feira, 4 de setembro de 2015

UPA completa 1 ano



No dia 3 de setembro de 2014, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Santa Paula abria as portas e iniciava os atendimentos de urgência e emergência aos usuários dos serviços de saúde pública de Ponta Grossa. Passado um ano, a unidade se consolidou como um importante serviço de saúde no município e registrou durante o período mais de 110 mil atendimentos adultos e pediátricos.

Durante o primeiro ano de atividades, a UPA Santa Paula vem sendo reconhecida pela população pela forma humanizada de acolhimento e qualidade do atendimento. Diariamente, são atendidos em média 350 pacientes por dia, totalizando durante os últimos 12 meses cerca de 70 mil atendimentos adultos e 40 mil pediátricos.
Classificada como porte 2, a UPA atende pacientes encaminhados pelo Siate, SAMU e, principalmente, por procura direta. Como forma de garantir uma melhor assistência, a unidade adota o protocolo de classificação de risco do Ministério da Saúde, através do qual o paciente é avaliado logo que chega à UPA e o atendimento é priorizado de acordo com o grau de risco. Assim, os casos mais graves têm sempre prioridade em relação aos de menor complexidade.

Projetada para atender casos de urgência e emergência, a UPA Santa Paula é a primeira da cidade e registra uma média de atendimento mensal de 11 mil pacientes. Para isso, possui uma estrutura física que conta com 5 consultórios, salas de coleta de exames, de medicação, de nebulização, raios-x, área de observação com 17 leitos e ainda uma moderna sala de emergência, com 3 leitos, devidamente equipada para atendimento de casos mais complexos.

Desde o início, a UPA é administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, que é responsável pela definição dos fluxos de atendimento e também pelo acompanhamento do cumprimento das metas contratuais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário