sexta-feira, 3 de julho de 2015

UPA completa 10 meses e registra 88 mil atendimentos



A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Santa Paula acaba de completar dez meses de funcionamento após sua inauguração em setembro de 2014. Neste período, foram realizados mais de 88 mil atendimentos de pediatria e clínica geral adulto, além de procedimentos como raio-x, coleta de exames, inalações, suturas, curativos e medicações.

Planejada para atender os casos mais urgentes e que necessitam de cuidado imediato, a UPA atende hoje uma demanda de aproximadamente 340 pacientes/dia, através de procura direta, e é referência para casos como: dores fortes, febre alta, reações alérgicas, alteração na pressão arterial, cortes e sangramentos.

 “Sua estrutura física ainda permite a realização de atendimentos mais complexos, como por exemplo, casos em que o paciente necessite de ajuda de aparelhos para respirar ou ainda de um desfibrilador para reanimação cardíaca”, ressalta a Secretária de Saúde, Angela Pompeu.

Para garantir um melhor atendimento aos pacientes e priorizar os casos mais graves, a UPA adota o protocolo de classificação de risco, que consiste na identificação do grau de risco do paciente, por meio da triagem realizada logo no momento da admissão. Nesse primeiro atendimento, o enfermeiro avalia os sinais vitais do paciente e aspectos como temperatura, pressão arterial, glicemia, respiração, nível de dor, entre outros. Assim, os pacientes com casos mais urgentes têm prioridade em relação àqueles menos graves e que podem aguardar um pouco mais pela consulta médica.

Essa estrutura de atendimento e a forma humanizada de acolhimento são alguns destaques da UPA e que vêm agradando a população pontagrossense. É o caso de Sandra Catarina Dias da Silva Pereira, de 42 anos, que procurou a unidade algumas vezes buscando atendimento para sua filha e para seu neto. “Todas as vezes que fui até a UPA eu fui muito bem atendida. Todos foram muito simpáticos e trataram a gente com educação. Quando o meu neto foi atendido, por exemplo, o pessoal foi bem atencioso e o atendimento foi muito rápido”, comenta Sandra.


Desde sua inauguração, a UPA é administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, que é responsável pela definição dos fluxos de atendimento e também pelo acompanhamento do cumprimento das metas contratuais.

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